UM RECIFE DE ESCRITORES

by - 05:58


Estava eu um belo dia pesquisando um pouco sobre a escritora Clarice Lispector (apesar de nunca ter lido nada dela e isso é um absurdo que tenho que corrigir o mas rápido possível) sei que seus livros são um marco na literatura deste pais e com isso resolvi saber um pouco mais. Com uma breve pesquisa descobri que não só ela mais outros escritores como Manuel bandeira e Gilberto freyre já moraram aqui em Recife-PE, e me envergonha mais ainda saber que a casa onde Clarisse morou está abandonada (Materia completa no site da globo).

Quem passa pela rua vê que parte do telhado caiu, o mato está crescendo pelas paredes e as portas estão lacradas com tijolos. O imóvel em que Clarice morou na infância fica na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua da escritora.


A realidade deste Brasil infelizmente é dar valor ao que não presta, gasta dinheiro com coisas fúteis. Muitos vão me criticar dizendo que não vale a pena, eu não ligo para o que dizem ou pensam. O brasil é um pais que não dar valor a sua cultura.


O que nos resta é esperar para ver o que vai dar, um dia quem sabe o Brasil abre o olho e começa a dar valor o que realmente presta.



Além de Clarice Lispector, a capital pernambucana foi lar do sociólogo e escritor Gilberto Freyre e do poeta Manuel Bandeira. Enquanto a casa de Freyre se tornou um bem cuidado museu, a de Bandeira é um centro cultural.

Localizado no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre reúne objetos que aproximam os curiosos do autor e sua história. O local é administrado pela Fundação Gilberto Freyre (FGF). A construção, reconhecida como casa-grande original do século 19, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela família Freyre. O acervo é base de pesquisa e local de visitação.
Casa Museu Gilberto Freyre (Foto: Roberta Rêgo / G1)Casa Museu Gilberto Freyre abriga acervo da obra e da vida do escritor (Foto: Roberta Rêgo / G1)
Já o sobrado nº 263 da Rua da União, na região central do Recife, foi o local onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. Atualmente, abriga o Espaço Pasárgada, um centro de vivência e produção literária, aberto a pesquisas e eventos literários.

O casarão pertencia ao avô de Bandeira e inspirou diversos poemas, como 'Evocação do Recife', em que convida a todos a conhecer o Recife através do olhar de uma criança, desvendando o mundo para além dos muros do casario em estilo neoclássico. O espaço conta com uma sala de estudos literários, uma pequena biblioteca de literatura pernambucana e acervo que reúne a obra completa de Manuel Bandeira, biografia, estudos e vídeos sobre vida e obra do poeta.

Serviço:
Casa de Clarice Lispector
Rua do Aragão, nº 34, esquia com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro
Casa Museu de Gilberto Freyre
R. Dois Irmãos - Apipucos, Recife - PE
(81) 3441-1733
(81) 3441-2883

Espaço Pasárgada (Casa de Manuel Bandeira)
Rua da União, nº 263, Boa Vista
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h
(81) 3184.3165
pasargada.fundarpe@gmail.com

You May Also Like

2 comentários

  1. Oláa!
    Acho que até hoje só li umconto de CLarisse, uma vergonha também.
    Fico triste em ver o descaso em conservar a cultura do Brasil, os fatos históricos e muito mais. Em minha cidade e Minas tem um museu super bacana e importante para história que está desativado a anos.
    Adorei o blog.
    Já me cadastrei para receber as novidades pelo e-mail.
    Beijos
    Dayse
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Dayse!
      Uma pena um pais tão lindo e rico como esse não olhar para sua cultura. Seja bem vinda ao blog.

      Excluir

Você pode me encontrar em vários lugares: Instagram | Facebook | Skoob | Pinterest | Youtube