• Jesse Lira

UM RECIFE DE ESCRITORES


Estava eu um belo dia pesquisando um pouco sobre a escritora Clarice Lispector (apesar de nunca ter lido nada dela e isso é um absurdo que tenho que corrigir o mas rápido possível) sei que seus livros são um marco na literatura deste pais e com isso resolvi saber um pouco mais. Com uma breve pesquisa descobri que não só ela mais outros escritores como Manuel bandeira e Gilberto freyre já moraram aqui em Recife-PE, e me envergonha mais ainda saber que a casa onde Clarisse morou está abandonada (Materia completa no site da globo).


Quem passa pela rua vê que parte do telhado caiu, o mato está crescendo pelas paredes e as portas estão lacradas com tijolos. O imóvel em que Clarice morou na infância fica na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua da escritora.

A realidade deste Brasil infelizmente é dar valor ao que não presta, gasta dinheiro com coisas fúteis. Muitos vão me criticar dizendo que não vale a pena, eu não ligo para o que dizem ou pensam. O brasil é um pais que não dar valor a sua cultura.


O que nos resta é esperar para ver o que vai dar, um dia quem sabe o Brasil abre o olho e começa a dar valor o que realmente presta.

Além de Clarice Lispector, a capital pernambucana foi lar do sociólogo e escritor Gilberto Freyre e do poeta Manuel Bandeira. Enquanto a casa de Freyre se tornou um bem cuidado museu, a de Bandeira é um centro cultural.

Localizado no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre reúne objetos que aproximam os curiosos do autor e sua história. O local é administrado pela Fundação Gilberto Freyre (FGF). A construção, reconhecida como casa-grande original do século 19, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela família Freyre. O acervo é base de pesquisa e local de visitação.


Já o sobrado nº 263 da Rua da União, na região central do Recife, foi o local onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. Atualmente, abriga o Espaço Pasárgada, um centro de vivência e produção literária, aberto a pesquisas e eventos literários.


O casarão pertencia ao avô de Bandeira e inspirou diversos poemas, como 'Evocação do Recife', em que convida a todos a conhecer o Recife através do olhar de uma criança, desvendando o mundo para além dos muros do casario em estilo neoclássico. O espaço conta com uma sala de estudos literários, uma pequena biblioteca de literatura pernambucana e acervo que reúne a obra completa de Manuel Bandeira, biografia, estudos e vídeos sobre vida e obra do poeta.


Serviço:

Casa de Clarice Lispector

Rua do Aragão, nº 34, esquia com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro


Casa Museu de Gilberto Freyre

R. Dois Irmãos - Apipucos, Recife - PE

(81) 3441-1733 (81) 3441-2883


Espaço Pasárgada

(Casa de Manuel Bandeira) Rua da União, nº 263, Boa Vista

Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h

(81) 3184.3165

pasargada.fundarpe@gmail.com

Olá, que bom ver você por aqui!

Pernambucana, 30 anos, nostálgica de carteirinha, designer por profissão, blogueira por acaso. Louca por livros, filmes, séries (TV).

Fique por dentro de todos os posts

  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

©All rights reserved to Jéssica Barbosa| Website developed by Jéssica barbosa